Município: Saquarema
Nº de turma: 01
Nº de cursistas: 08
“ Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina”
( Cora Carolina )
- Duração: 09h às 12h
- Divulgação do Projeto
A reunião foi aberta pela Secretária de Educação falando sobre a adesão do nosso município ao projeto e apresentando o formador responsável pelo Gestar de Língua Portuguesa. Em seguida, a Secretária pediu que a formadora de Língua Portuguesa prosseguisse com a reunião. A formadora falou sobre o projeto, explicando-o e tirando as dúvidas que foram surgindo no decorrer da reunião. Então,realizou-se as inscrições do curso.
- Duração: 13h às 18h
- Recepção
- Apresentação da proposta do Gestar II
- Entrega do material
- Explicação sobre a organização do material
- Leitura de um texto da revista Nova Escola ( Ano XXIV. Nº 219 . JAN-FEV 2009);Título: ESCREVER DE VERDADE.( Para produzir textos de qualidades, seus têm de saber o que querem dizer, para quem escrevem e qual é o gênero que melhor exprime essas idéias. A chave é ler muito e revisar continuamente. Thais Gurgel)
- Estudo da Unidade 9 e 10– Gêneros Textuais TP3
Foram distribuídos vários tipos de gêneros textuais. A partir desses gêneros ,foram discutidas e analisadas as unidades 9 e 10. Como atividade, a formadora pediu que os cursistas se dividissem em grupos e criassem a partir do gênero textual receita ( estrutura ) um novo gênero textual.
Duração: 13h às 18h
- Recepção
- Realização da Oficina 5 ( unidade 10 ) TP3
- Estudo das unidades 11 e 12- (TIPOS TEXTUAIS E INTER-RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS)TP3
·
Saquarema, 27 de maio 2009.
- Duração: 13h às 18h
- Recepção
- Realização da Oficina 6 ( Unidade 12 ) TP3
- Estudo das unidades 13 e 14 ( Leitura, escrita e cultura – O processo da leitura ) TP4
- Apresentação do filme “ Narradores de Javé”. As discussões das unidades 13 e 14 foram abordadas a partir dos elementos apresentados no filme.
Saquarema, 10 de junho de 2009.
- Duração: 13h às 18h
- Recepção
- Realização da Oficina 7 ( Unidade 14 )
- Estudo das unidades 15 e 16 ( Mergulho no texto – A Produção Textual)
Obs.: Keyla, os cursistas têm elogiado muito o material do Gestar II. Mostram-se super entusiasmados, e até dizem que o tempo que passamos juntos é muito curto. Estou muito satisfeita com o aprendizado e a satisfação que o Gestar II tem me dado. Espero ter alcançado os objetivos.
“Letrar é mais que alfabetizar...”
Saquarema, 24 de junho de 2009.
- Duração: 13h às 18h
- Recepção
- Realização da oficina 8
- Estudo das unidades 17 e 18.
A professora sugeriu que os professores se dividissem em grupos e reescrevessem a notícia empregando um novo estilo.
Ao término das atividades foram lidos os textos e tecidos comentários sobre os mesmos.
Saquarema, 08 de julho de 2009.
- Duração: 13h às 18h
- Recepção
- Realização da oficina 9
- Estudo das unidades 19 e 20.
As atividades foram encerradas com um delicioso lanche com os professores, o formador e o coordenador. E também com uma conversa sobre o Gestar, o que tinha mudado na experiência profissional de cada um até ali. A conversa foi positiva e todos os professores se mostraram satisfeitos e muito entusiasmados com o Programa Gestar II.
- Duração: 13h às 18h
- Recepção
- Realização da Oficina 10
- Orientação do Projeto
- Duração: 13h às 18 h
- Recepção
- Realização da Oficina 10
- Estudo do TP6- unidades 21 e 22
Foi distribuído figuras para que os cursistas a partir delas criassem um texto Argumentativo.
Saquarema, 09 de de sembro de 2009.
10º encontro
- Duração: 13h às 18h
- Recepção
- Realização da Oficina 11
- Estudo do TP6- unidades 23 e 24.
- Vídeo: Letramento
Os cursistas falaram sobre suas bagagens de leitura e como desenvolver no aluno o gosto da leitura. Alguns cursistas contaram como fazem para despertar o interesse da turma. Foi uma troca muito positiva.
Saquarema , 23 de setembro de 2009.
11º encontro
- Recepção
- Realização da Oficina 12
- Estudo do Tp1- Unidades 1 e 2
- Apresentação de uma tirinha do Chico Bento
Foi apresentada uma carta do Alfredão , onde os cursistas teriam que discutir o problema de comunicação que houve porque os interlocutores não partilhavam o mesmo código. Alfredão é um rapaz simpático, sociável e adora viajar. Numa de suas viagens ao interior, um inesperado acidente com o carro, obriga-o a ficar no mato. Por sorte, um fazendeiro socorreu-o, dando-lhe abrigo. Com o auxílio do fazendeiro, Alfredão pôde retornar à sua cidade. Já em casa, o moço felicíssimo pela ajuda que recebera, resolveu agradecer ao fazendeiro, através de uma carta.
Saquarema, 07 de outubro de 2009.
12º encontro
- Recepção
- Realização da Oficina 1
- Estudo do TP1- unidades 3 e 4
- Video: Ler devia ser proibido
Os cursistas foram divididos em dois grupos. Foi distribuído dois textos , onde os cursistas deveriam identificar a INTERTEXTUALIDADE contida neles. Foi uma atividade bastante prazerosa.
Saquarema, 21 de outubro de 2009.
13º encontro
- Recepção
- Realização da Oficina 2
- Estudo do Tp2 Unidades 5 e 6
- Texto : A vírgula
Saquarema, 04 de novembro de 2009.
14º encontro
- Recepção
- Realização da oficina 3
- Estudo do TP2 - unidades 7 e 8
- Vídeo: Vida de Maria
- Video: Pleonasmo
Saquarema, 18 de novembro de 2009.
15º encontro
- Recepção
- Realização da oficina 4
- Orientação do projeto
Reservamos este dia para a última oficina, foram tecidos comentários sobre o Gestar e a avaliação do programa . Os cursistas ficaram muitos satisfeitos com o curso e com o material.Disseram que o Gestar contribuiu muito nas suas aulas. As atividades são prazerosas para o aluno, tornando assim a aula mais agradável.
Saquarema, 02 de dezembro de 2009.
16º encontro
- Recepção
- Orientação do Projeto
- Apresentação do Portifólio
Saquarema, 10 de dezembro de 2009.
- Recepção
- Orientação do Projeto
- Portifólio
- Encerramento do Gestar
A primeira turma do Gestar II vai deixar saudades. Fizemos o encerramento com um gostoso lanche.
"Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos"
Nenhum comentário:
Postar um comentário