O que é o GESTAR II?

É o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar que oferece formação continuada em Língua portuguesa e Matemática aos professores dos anos finais (do sexto ao nono ano) do ensino fundamental em exercício nas escolas públicas. A formação possui carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas a distância (estudos individuais) para cada área temática. O programa inclui discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Relatório GESTAR II- Língua Portuguesa
Formador: Lillian Maria de Anchieta
Município: Saquarema
Nº de turma: 01
Nº de cursistas: 08

CURSISTAS:
1- Andrea de Araújo
2- Angela Blauth Jannuzzi
3-Lindinalva Mª . F. Coelho
4- Marta Célia M. Custódio
5- Neli Vicente Bernardo
6- Nilzelene Pinheiro Oliveira
7- Verônica A. de souza Mata
8-Rosana C. de M. Gouveia

“ Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina”
( Cora Carolina )

Saquarema, 08 de maio de 2009.
1º Encontro
  • Duração: 09h às 12h
  • Divulgação do Projeto

  • A reunião foi aberta pela Secretária de Educação falando sobre a adesão do nosso município ao projeto e apresentando o formador responsável pelo Gestar de Língua Portuguesa. Em seguida, a Secretária pediu que a formadora de Língua Portuguesa prosseguisse com a reunião. A formadora falou sobre o projeto, explicando-o e tirando as dúvidas que foram surgindo no decorrer da reunião. Então,realizou-se as inscrições do curso.
Saquarema, 29 de abril de 2009.
2º Encontro

  • Duração: 13h às 18h
  • Recepção
  • Apresentação da proposta do Gestar II
  • Entrega do material
  • Explicação sobre a organização do material
  • Leitura de um texto da revista Nova Escola ( Ano XXIV. Nº 219 . JAN-FEV 2009);Título: ESCREVER DE VERDADE.( Para produzir textos de qualidades, seus têm de saber o que querem dizer, para quem escrevem e qual é o gênero que melhor exprime essas idéias. A chave é ler muito e revisar continuamente. Thais Gurgel)
  • Estudo da Unidade 9 e 10– Gêneros Textuais TP3

Foram distribuídos vários tipos de gêneros textuais. A partir desses gêneros ,foram discutidas e analisadas as unidades 9 e 10. Como atividade, a formadora pediu que os cursistas se dividissem em grupos e criassem a partir do gênero textual receita ( estrutura ) um novo gênero textual.

Saquarema,13 de maio de 2009.
3º encontro

Duração: 13h às 18h

  • Recepção
  • Realização da Oficina 5 ( unidade 10 ) TP3
  • Estudo das unidades 11 e 12- (TIPOS TEXTUAIS E INTER-RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS)TP3
    ·
A professora distribuiu textos que continham os diversos tipos textuais. A partir deles deu-se a análise e discussão sobre o assunto.Como atividade, o formador apresentou um trecho de um texto do gênero conto e pediu que os cursistas analisassem as várias sequências tipológicas existentes.


Saquarema, 27 de maio 2009.
4º encontro
  • Duração: 13h às 18h
  • Recepção
  • Realização da Oficina 6 ( Unidade 12 ) TP3
  • Estudo das unidades 13 e 14 ( Leitura, escrita e cultura – O processo da leitura ) TP4
  • Apresentação do filme “ Narradores de Javé”. As discussões das unidades 13 e 14 foram abordadas a partir dos elementos apresentados no filme.


    Saquarema, 10 de junho de 2009.
5º encontro
  • Duração: 13h às 18h
  • Recepção
  • Realização da Oficina 7 ( Unidade 14 )
  • Estudo das unidades 15 e 16 ( Mergulho no texto – A Produção Textual)
Foi proposto pela professora uma REDAÇÃO CEGA. São colocadas palavras que não usamos com freqüência. Os cursistas teriam que fazer uma redação utilizando todas as palavras mesmo sem saber seu significado. No final todos leram suas redações, e o formador explicou o significado de cada uma delas. Os cursistas adoraram a atividade.

Obs.: Keyla, os cursistas têm elogiado muito o material do Gestar II. Mostram-se super entusiasmados, e até dizem que o tempo que passamos juntos é muito curto. Estou muito satisfeita com o aprendizado e a satisfação que o Gestar II tem me dado. Espero ter alcançado os objetivos.



“Letrar é mais que alfabetizar...”

Saquarema, 24 de junho de 2009.
6º encontro
  • Duração: 13h às 18h
  • Recepção
  • Realização da oficina 8
  • Estudo das unidades 17 e 18.
Foi proposto pela formadora a leitura do texto “ Os diferentes estilos de Paulo Mendes Campos.”
A professora sugeriu que os professores se dividissem em grupos e reescrevessem a notícia empregando um novo estilo.
Ao término das atividades foram lidos os textos e tecidos comentários sobre os mesmos.


Saquarema, 08 de julho de 2009.
7º encontro
  • Duração: 13h às 18h
  • Recepção
  • Realização da oficina 9
  • Estudo das unidades 19 e 20.
Análise de diferentes textos envolvendo coesão e coerência na construção da textualidade.
As atividades foram encerradas com um delicioso lanche com os professores, o formador e o coordenador. E também com uma conversa sobre o Gestar, o que tinha mudado na experiência profissional de cada um até ali. A conversa foi positiva e todos os professores se mostraram satisfeitos e muito entusiasmados com o Programa Gestar II.
Saquarema, 15 de julho de 2009.
8º encontro
  • Duração: 13h às 18h
  • Recepção
  • Realização da Oficina 10
  • Orientação do Projeto
Após realização da Oficina, conversamos sobre a elaboração dos projetos.
Os cursistas encontram-se animados e dispostos. Houve uma grande troca de experiências .
Saquarema, 26 de agosto 2009.
9º encontro
  • Duração: 13h às 18 h
  • Recepção
  • Realização da Oficina 10
  • Estudo do TP6- unidades 21 e 22

Foi distribuído figuras para que os cursistas a partir delas criassem um texto Argumentativo.

Saquarema, 09 de de sembro de 2009.

10º encontro

  • Duração: 13h às 18h
  • Recepção
  • Realização da Oficina 11
  • Estudo do TP6- unidades 23 e 24.
  • Vídeo: Letramento

Os cursistas falaram sobre suas bagagens de leitura e como desenvolver no aluno o gosto da leitura. Alguns cursistas contaram como fazem para despertar o interesse da turma. Foi uma troca muito positiva.

Saquarema , 23 de setembro de 2009.

11º encontro

  • Recepção
  • Realização da Oficina 12
  • Estudo do Tp1- Unidades 1 e 2
  • Apresentação de uma tirinha do Chico Bento

Foi apresentada uma carta do Alfredão , onde os cursistas teriam que discutir o problema de comunicação que houve porque os interlocutores não partilhavam o mesmo código. Alfredão é um rapaz simpático, sociável e adora viajar. Numa de suas viagens ao interior, um inesperado acidente com o carro, obriga-o a ficar no mato. Por sorte, um fazendeiro socorreu-o, dando-lhe abrigo. Com o auxílio do fazendeiro, Alfredão pôde retornar à sua cidade. Já em casa, o moço felicíssimo pela ajuda que recebera, resolveu agradecer ao fazendeiro, através de uma carta.

Saquarema, 07 de outubro de 2009.

12º encontro

  • Recepção
  • Realização da Oficina 1
  • Estudo do TP1- unidades 3 e 4
  • Video: Ler devia ser proibido

Os cursistas foram divididos em dois grupos. Foi distribuído dois textos , onde os cursistas deveriam identificar a INTERTEXTUALIDADE contida neles. Foi uma atividade bastante prazerosa.

Saquarema, 21 de outubro de 2009.

13º encontro

  • Recepção
  • Realização da Oficina 2
  • Estudo do Tp2 Unidades 5 e 6
  • Texto : A vírgula

Saquarema, 04 de novembro de 2009.

14º encontro

  • Recepção
  • Realização da oficina 3
  • Estudo do TP2 - unidades 7 e 8
  • Vídeo: Vida de Maria
  • Video: Pleonasmo

Saquarema, 18 de novembro de 2009.

15º encontro

  • Recepção
  • Realização da oficina 4
  • Orientação do projeto

Reservamos este dia para a última oficina, foram tecidos comentários sobre o Gestar e a avaliação do programa . Os cursistas ficaram muitos satisfeitos com o curso e com o material.Disseram que o Gestar contribuiu muito nas suas aulas. As atividades são prazerosas para o aluno, tornando assim a aula mais agradável.

Saquarema, 02 de dezembro de 2009.

16º encontro

  • Recepção
  • Orientação do Projeto
  • Apresentação do Portifólio

Saquarema, 10 de dezembro de 2009.

  • Recepção
  • Orientação do Projeto
  • Portifólio
  • Encerramento do Gestar

A primeira turma do Gestar II vai deixar saudades. Fizemos o encerramento com um gostoso lanche.

"Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos"

.Miguel Unamuno

Nenhum comentário:

Postar um comentário