O que é o GESTAR II?

É o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar que oferece formação continuada em Língua portuguesa e Matemática aos professores dos anos finais (do sexto ao nono ano) do ensino fundamental em exercício nas escolas públicas. A formação possui carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas a distância (estudos individuais) para cada área temática. O programa inclui discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula.

domingo, 13 de dezembro de 2009

MEMORIAL DE LEITURA

Meu processo de alfabetização deu-se muito cedo. Aos 4 anos já arriscava a leitura, meio sem saber.O mundo das letras me encantava. Aos cinco anos fui alfabetizada, e a partir daí não parei de ler.Minhas primeiras leituras foram nos livros didáticos, adorava os textos ...mais tarde devorava os clássicos infantis: Branca de Neve, O patinho feio, Pinóquio, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela...e outros. Gostava também das revistas em quadrinhos.

Quando fui para o Ensino Fundamental II outro mundo surgiu para mim. A professora de Português e seus paradidáticos... o primeiro que li e me apaixonei, porque até então não havia tido contato com aquele tipo de leitura, foi " O Caso da Borboleta Atíria", acho que li umas 4 quatro vezes. Depois veio Cem Noites Tapuias, Um cadáver ouve rádio, O mistério do cinco Estrelas, O escaravelho do diabo e outros da coleção vaga-lume.

No 8º ano li "A Moreninha" e me encantei com o romance. Na escola vivíamos trocando revistas e romances : Sabrina, Júlia e Bianca. Sidney Sheldon me fascinou em "Se houver amanhã". Depois vieram: A herdeira, Escrito nas Estrelas, O reverso da Medalha, Um capricho dos Deuses, Lembranças da meia-noite e outros que não lembro o nome.

No Ensino Médio tive acesso a outras obras de José de Alencar, Machado de Assis e Jorge Amado.

Na faculdade tive que reler algumas obras , mas o olhar era diferente, via coisas que antes não havia visto. O olhar era crítico, era de análise.

Quando comecei a dar aulas de Língua Portuguesa, a Secretaria Municipal de Saquarema lançou a proposta de Roda de Leitura nas aulas de português. Uma aula era destinada somente a leitura. Separávamos textos, trocávamos textos e quanto era deliciosa e prazerosa aquelas aulas. A emoção era posta a prova e através dos textos falávamos sobre qualquer assunto.Foi uma troca incrível! Quando encontro os alunos daquela época, eles comentam que a Roda de Leitura fez uma diferença nas suas vidas. E não há nada mais gratificante do que você saber que contribuiu de alguma forma para a Formação do outro.

Minhas leituras continuam, profissional ou prazerosa, e sei que tenho muito ainda a aprender através da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário