O que é o GESTAR II?

É o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar que oferece formação continuada em Língua portuguesa e Matemática aos professores dos anos finais (do sexto ao nono ano) do ensino fundamental em exercício nas escolas públicas. A formação possui carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas a distância (estudos individuais) para cada área temática. O programa inclui discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Projeto de Implantação do Programa Gestar II na Rede Municipal de Educação em Saquarema

Introdução

Diante da dificuldade enfrentada pelos professores para lecionar as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano na rede pública municipal surge o anseio de soluções para esse grande problema.
A necessidade de mudança vem com maior força após o grupo envolvido nesse projeto ter tomado conhecimento do material Gestar II. Um material riquíssimo, com textos atuais onde são abordados temas como a ética, a pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual (parâmetros curriculares).
Portanto, a vontade de melhorar as aulas de Língua Portuguesa e a inquietação do corpo docente no intuito de resgatar o interesse do aluno pela leitura e pela escrita norteou a elaboração desse projeto.
Sendo assim após uma análise do material do Gestar II e o aprofundamento do mesmo através do Curso de Formação Continuada de Professores dos anos/séries finais do Ensino Fundamental, o grupo que participa do mesmo, acha pertinente a implantação do Gestar II em toda a rede municipal de Educação.

Objetivo Geral

Implantar o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar ao Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e desenvolvê-lo juntamente com os conteúdos programáticos já existentes a fim de alcançar o melhor desenvolvimento do aluno.

Objetivos específicos

· Trabalhar os conteúdos programáticos divididos por bimestres.
· Trabalhar as atividades dos AAA juntamente com os conteúdos abaixo relacionados (seguem em anexo os sumários AAA).
· Pesquisar o livro TP (como apoio às atividades propostas no AAA e procurar realizar atividades do avançando na prática dos livros de teoria e prática.
· Desenvolver as atividades do livro existente na escola como apoio às atividades propostas (Português - Linguagens -Willian Roberto Cereja - Thereza Couchar Magalhães.
· Sugerir livros paradidáticos durante o ano letivo.
Metodologia

Proporemos à Secretaria de Educação Municipal uma reunião no inicio do ano letivo com a tutora do Gestar II, Lillian Maria Anchieta e o grupo envolvido no projeto aos professores de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal.
Nessa reunião serão abordados os objetivos a serem alcançados pelo grupo docente e também discutidas opiniões, reflexões, sugestões para ajustes necessários ao Projeto de Implantação do Gestar II.
Solicitaremos além dessa 1ª reunião, reuniões bimestrais para o acompanhamento do Projeto como também divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos. Além de uma avaliação para sabermos como as turmas estão se comportando diante das propostas.
Portanto, a troca de ideias e sugestões (os professores deverão ter autonomia para fazer adaptações que acharem necessárias) serão de suma importância para a aprendizagem dos alunos.
Gostaríamos de ressaltar que o material Gestar II é muito enriquecedor, mas o professor é e sempre será o elemento principal no processo ensino-aprendizagem.




Conteúdos de Atividades de Apoio à Aprendizagem

6º ano__________ AAA 4
Ø Leitura e processos de escrita I

7º ano__________ AAA 6
Ø Leitura e processos de escrita II

8º ano_________ AAA 3 e 5
Ø Gêneros e tipos textuais
Ø Estilo, coerência e coesão

9º ano_________ AAA 1 e 2
Ø Linguagem e cultura
Ø Análise linguística e análise literária

*Pesquisar sobre os livros de Teoria e Prática referente aos AAA.
Sumário AAA4
Apresentação...................................................................................9
Introdução......................................................................................11
Unidade 13: Leitura, Escrita e Cultura 13
Aula 1: Ler para compreender 15
Aula 2: Imagens do dia-a-dia 17
Aula 3: Como escrever? 20
Aula 4: Texto enigmático 22
Aula 5: Caminhada da leitura 24
Aula 6: Situações de leitura 27
Aula 7: Placas, letreiros e sinais 30
Aula 8: O que dizem os rótulos? 34
Correção das atividades 37
Unidade 14: O Processo da Leitura .45
Aula 1: Uma estória curiosa 47
Aula 2: Inventando estórias 52
Aula 3: Seguindo as pistas do texto 55
Aula 4: A construção de significados 57
Aula 5: Do bilhete ao verbete 60
Aula 6: Conhecimentos do leitor 63
Aula 7: Em busca de significado 66
Aula 8: Futebol: bola, torcedores e palavras 68
Correção das atividades 71
Unidade 15: Mergulho no Texto 79
Aula 1: Pensando na forma e na função dos textos 81
Aula 2: Duvidando do texto 83
Aula 3: Investigando o texto 86
Aula 4: Textos dentro de outros textos 89
Aula 5: Para descobri r o texto 92
Aula 6: Descobrindo a organização do texto 94
Aula 7: Brincando de quebra-cabeça 97
Aula 8: Resumindo idéias 100
Correção das atividades 103
Unidade 16:A Produção Textual - crenças, teorias e fazeres.... 109
Aula 1: Mitos da escrita: dom ou trabalho? 111
Aula 2: Escrever para interagir com o outro 115
Aula 3: Propaganda e marketing 118
Aula 4: Causos coletivos 119
Aula 5: Concurso de frases 124
Aula 6: Descobrindo a capital 127
Aula 7: Carta à direção 129
Aula 8: De vendedor a escritor 131
Correção das atividades 135



6º ANO
1º Bimestre
· Alfabeto, ordem alfabética, letras e fonemas.
· Frase, tipos de frase.
· Pontuação.
· Sílabas (classificação quanto ao número e tonicidade).
· Encontros vocálicos e consonantais.
· Dígrafos (vocálicos e consonantais).
· Acentuação Gráfica.
· Novas regras ortográficas.
· Diálogo - Produção textual.
· História em quadrinhos.

2º Bimestre
· Estudo das classes gramaticais variáveis.
· Substantivos: classificação e flexões.
· Adjetivo: classificação e flexões.
· Artigo: classificação.
· Numeral: classificação.
· Descrição (produção textual)
· Acentuação Gráfica/ Novas regras ortográficas.
3º Bimestre

· Pronome: definição e classe gramatical
· Verbo: definição e flexões (número, pessoa, tempo, modo e conjugação).
· Formas nominais.
· Novas regras ortográficas (ortografia).
· Poema (produção textual)

4º Bimestre

· Produção textual.
· Narração.
· Estudo dos tempos verbais regulares: modo indicativo e seus tempos verbais
· Revisão dos bimestres anteriores
· Ortografia
· Acentuação gráfica




3º Bimestre

· Pronome: definição e classe gramatical
· Verbo: definição e flexões (número, pessoa, tempo, modo e conjugação).
· Formas nominais.
· Novas regras ortográficas (ortografia).
· Poema (produção textual)

4º Bimestre

· Produção textual.
· Narração.
· Estudo dos tempos verbais regulares: modo indicativo e seus tempos verbais
· Revisão dos bimestres anteriores
· Ortografia
· Acentuação gráfica

Sumário AAA6
Apresentação ............................................................................................................ 9
Introdução ................................................................................................................ 11
Unidade 21: Argumentação e linguagem .................................................. 13
Aula 1: Defendendo idéias ................................................................................ 15
Aula 2: Organizar e defender idéias ........................................................... 17
Aula 3: Investigando os argumentos do texto ...................................... 20
Aula 4: O senso comum na defesa de idéias .......................................... 23
Aula 5: Crenças do senso comum ................................................................. 26
Aula 6: Do geral para o particular ............................................................... 30
Aula 7: As diferentes pistas do texto ....................................................... 33
Aula 8: Os segredos das imagens ................................................................. 36
Correção das atividades ....................................................................................... 39
Unidade 22: Produção textual: planejamento e escrita ................. 47
Aula 1: Planejar passo a passo ..................................................................... .49
Aula 2: Para construir um texto poético .................................................. 53
Aula 3: Estratégias e dicas para o seu texto ........................................ 56
Aula 4: Construa as suas próprias estratégias ..................................... 59
Aula 5: Da ideia à escrita do texto ............................................................. 61
Aula 6: Reconhecendo as estruturas do texto ..................................... 63
Aula 7: Uma história maluca ........................................................................... 65
Aula 8: Sequência, ordem e clareza ........................................................... 67
Correção das atividades ...................................................................................... 69
Unidade 23: O processo de produção textual: revisão e edição 73
Aula 1: Como fazer uma revisão? ................................................................. 75
Aula 2: Ler, reler, rever e compreender .................................................. 78
Aula 3: Avaliação, revisão e reescrita ........................................................ 80
Aula 4: Procedimentos e parâmetros para rever um texto ........... 83
Aula 5: Da produção à edição ........................................................................ 86
Aula 6: Como preparar um texto para edição? ..................................... 88
Aula 7: Práticas de revisão e edição ........................................................... 90
Aula 8: Revisar o texto de um colega ........................................................ 92
Correção das atividades ...................................................................................... 95
Unidade 24: Literatura para adolescentes ............................................ 99
Aula 1: O que lemos? ......................................................................................... 101
Aula 2: Ler para conhecer e reconhecer diferentes textos literários 105
Aula 3: Textos que leio: literatura ou informação? ......................... 109
Aula 4: A qualidade do texto literário ...................................................... 112
Aula 5: A leitura literária: percepção e envolvimento do leitor .. 115
Aula 6: Ler para gostar ................................................................................... 122
Aula 7: Investigando o texto ........................................................................ 125
Aula 8: O espaço da poesia ........................................................................... 127
Correção das atividades


7º ano

1º Bimestre
· Revisão das classes gramaticais variáveis
· Estudo das classes gramaticais invariáveis
- Preposição
-Advérbio
-Conjunção
-Interjeição
· Ortografia
· Acentuação
· Pontuação
· Novas regras ortográficas
· Descrição

2º Bimestre
· Revisão dos verbos regulares
· Estudo dos verbos regulares(modo subjuntivo e imperativo )
· Ortografia
· Novas regras ortográficas
· Narração
· Fábulas e lendas
3º Bimestre

· Vozes verbais
· Verbos auxiliares
· Estudo dos verbos irregulares em todos os tempos verbais
· Produção textual
§ Diálogo
§ Discurso direto e indireto


4º Bimestre

· Frase, oração e período (noção)
· Sujeito e predicado
· Classificação do sujeito
· Acentuação / novas regras ortográficas
Sumário AAA3
Apresentação..................................................................................9
Introdução.....................................................................................11
Unidade 9: Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado 13
Aula 1: Reconhecendo gêneros textuais 15
Aula 2: Redescobrindo gêneros textuais 20
Aula 3: Caracterizando anúncios 23
Aula 4: Discutindo a função da imagem nos anúncios 26
Aula 5: Criando anúncios 28
Aula 6: Classificando recortes de texto 30
Aula 7: Criando pesquisas e entrevistas 33
Aula 8: Jogando com os gêneros 35
Correção das atividades 37
Unidade 10: Trabalhando com gêneros textuais .45
Aula 1: Descobrindo caminhos da poesia .47
Aula 2: Criando classificados 50
Aula 3: Comparando poemas 53
Aula 4: Criando textos a partir do tema Natal 57
Aula 5: Interpretando poemas 59
Aula 6: Vendo poesia 61
Aula 7: Descobrindo a poesia de cordel 65
Aula 8: Criando o varal de poesia 68
Correção das atividades 71
Unidade 11: Tipos textuais 79
Aula 1: Descobrindo os tipos textuais 81
Aula 2: Caracterizando a narração 84
Aula 3: Caracterizando a descrição 87
Aula 4: Identificando a mistura de tipos textuais 90
Aula 5: Criando textos descritivos 93
Aula 6: Caracterizando a dissertação 95
Aula 7: Emitindo opiniões 98
Aula 8: Identificando sequências tipológicas 100
Correção das atividades 1 03
Unidade 12: A inter-relação entre gêneros e tipos textuais 111
Aula 1: Caracterizando a carta íntima 113
Aula 2: Criando cartas 116
Aula 3: Descobrindo a estrutura do texto 118
Aula 4: Criando textos a partir de uma estrutura 121
Aula 5: Ligando o poético e o técnico 123
Aula 6: Experimentando ser professor 125
Aula 7: Ligando o poético e o prosaico 127
Aula 8: Criando poemas a partir do prosaico 130
Correção das atividades 133
Sumário AAA5
Apresentação...................................................................................9
Introdução......................................................................................11
Unidade 17: Estilística 13
Aula 1: Lendo imagens 15
Aula 2: A poesia na música 19
Aula 3: Brincando com os sons 22
Aula 4: Travalíngua 24
Aula 5: Construindo histórias 27
Aula 6: Provérbios de A a Z 29
Aula 7: Feijoada? 34
Aula 8: Brincadeira dos pontos 38
Correção das atividades 41
Unidade 18: Coerência Textual 47
Aula 1: Coerência no texto 49
Aula 2: Coerência em textos não verbais 50
Aula 3: Lendo tirinhas 53
Aula 4: O sentido do texto 57
Aula 5: A unidade das imagens 59
Aula 6: Organizando idéias 61
Aula 7: As pistas da coerência 64
Aula 8: Contexto e coerência 66
Correção das atividades 69
Unidade 19: Coesão Textual 77
Aula 1: As marcas do texto 79
Aula 2: Pistas da coesão do texto 81
Aula 3: Com a ajuda de uma lupa 83
Aula 4: Relacionando imagens 86
Aula 5: Palavras que colam idéias 88
Aula 6: Revele um enigma :90
Aula 7: Imagem e texto 93
Aula 8: O enlace de idéias 95
Correção das atividades 99
Unidade 20: Relações Lógicas no Texto 103
Aula 1: Para organizar as informações 1 05
Aula 2: Para construir sentido 1 07
Aula 3: O tempo no texto 109
Aula 4: O tempo e o sentido do texto 111
Aula 5: Elementos da narrativa 113
Aula 6: Semelhanças e diferenças entre os textos 115
Aula 7: Negar para afirmar 117
Aula 8: Ideias absurdas 119
Correção das atividades 121







8º ANO
1º Bimestre

· Revisão das classes gramaticais
· Frase, oração, período
· Sintaxe ( Sujeito / Classificação )
· Adjunto adnominal
· Predicado ( Tipos )
· Discurso direto e indireto
· Narração ( elementos da narrativa )
· Pontuação

2º Bimestre

· Transitividade verbal ( VTD, VTI,VTDI, VL E VI )
· Adjunto adverbial
· Predicativo do sujeito e do objeto
· Ortografia
· Linguagem formal e informal
· Crônica
· Textos publicitários
3º Bimestre

· Homônimos
· Parônimos
· Locução verbal
· Vozes verbais
· Agente da passiva
· Complemento nominal
· Acentuação gráfica
· Carta
· Relatório

4º Bimestre

· Aposto
· Vocativo
· Acentuação gráfica
· Dissertação
· Pontuação
Sumário – AAA1

Apresentação.................................................................................................7

Introdução......................................................................................................9

Unidade 1: Variantes linguísticas: dialetos e registros 13
Aula 1: Uma estranha passageira 15
Aula 2: Sociedade, cultura, língua 18
Aula 3: A gíria 24
Aula 4: O dialeto popular 27
Aula 5: A propaganda 32
Aula 6: Uma fábula moderna 34
Aula 7: Uma crônica bem-humorada .40
Aula 8: Discutindo sobre a língua 46
Correção das atividades 51

Unidade 2: Variantes linguísticas: desfazendo equívocos 57
Aula 1: Cada grupo social com seu modo de falar 59
Aula 2: Uma mensagem por e-mail. 65
Aula 3: Entrando na conversa 69
Aula 4: O texto literário 71
Aula 5: Comparando linguagens 76
Aula 6: Minha experiência com livros 80
Aula 7: Linguagem vaga 84
Aula 8: Existe linguagem "errada"? 87
Correção das atividades 93

Unidade 3: O texto como centro das experiências no ensino da língua 97
Aula 1: Construindo hipóteses sobre o texto 99
Aula 2: Verificando a correção das hipóteses 103
Aula 3: Criando um selo de qualidade 107
Aula 4: Uma entrevista: dialeto popular 11 O
Aula 5: Suprimindo as marcas de oralidade de um texto 116
Aula 6: Um poema de cordel piauiense 118
Aula 7: Propaganda: um outdoor 126
Aula 8: Criando um outdoor 130
Correção das atividades 135
Anexo I 143

Unidade 4: A intertextualidade 145
Aula 1: Um texto de memórias 147
Aula 2: Intertextualidade: diálogo entre textos 153
Aula 3: Paráfrase: dois modos de noticiar o mesmo fato 157
Aula 4: Paródia: Branca de Neve 160
Aula 5: Paródias de provérbios 164
Aula 6: Ponto de vista 170
Aula 7: Quem conta um conto, aumenta um ponto 173
Aula 8: Uma semana e vários pontos de vista 177
Correção das atividades 183
Sumário AAA6
Apresentação ............................................................................................................ 9
Introdução ................................................................................................................ 11
Unidade 21: Argumentação e linguagem .................................................. 13
Aula 1: Defendendo idéias ................................................................................ 15
Aula 2: Organizar e defender idéias ........................................................... 17
Aula 3: Investigando os argumentos do texto ...................................... 20
Aula 4: O senso comum na defesa de idéias .......................................... 23
Aula 5: Crenças do senso comum ................................................................. 26
Aula 6: Do geral para o particular ............................................................... 30
Aula 7: As diferentes pistas do texto ....................................................... 33
Aula 8: Os segredos das imagens ................................................................. 36
Correção das atividades ....................................................................................... 39
Unidade 22: Produção textual: planejamento e escrita ................. 47
Aula 1: Planejar passo a passo ..................................................................... .49
Aula 2: Para construir um texto poético .................................................. 53
Aula 3: Estratégias e dicas para o seu texto ........................................ 56
Aula 4: Construa as suas próprias estratégias ..................................... 59
Aula 5: Da ideia à escrita do texto ............................................................. 61
Aula 6: Reconhecendo as estruturas do texto ..................................... 63
Aula 7: Uma história maluca ........................................................................... 65
Aula 8: Sequência, ordem e clareza ........................................................... 67
Correção das atividades ...................................................................................... 69
Unidade 23: O processo de produção textual: revisão e edição 73
Aula 1: Como fazer uma revisão? ................................................................. 75
Aula 2: Ler, reler, rever e compreender .................................................. 78
Aula 3: Avaliação, revisão e reescrita ........................................................ 80
Aula 4: Procedimentos e parâmetros para rever um texto ........... 83
Aula 5: Da produção à edição ........................................................................ 86
Aula 6: Como preparar um texto para edição? ..................................... 88
Aula 7: Práticas de revisão e edição ........................................................... 90
Aula 8: Revisar o texto de um colega ........................................................ 92
Correção das atividades ...................................................................................... 95
Unidade 24: Literatura para adolescentes ............................................ 99
Aula 1: O que lemos? ......................................................................................... 101
Aula 2: Ler para conhecer e reconhecer diferentes textos literários 105
Aula 3: Textos que leio: literatura ou informação? ......................... 109
Aula 4: A qualidade do texto literário ...................................................... 112
Aula 5: A leitura literária: percepção e envolvimento do leitor .. 115
Aula 6: Ler para gostar ................................................................................... 122
Aula 7: Investigando o texto ........................................................................ 125
Aula 8: O espaço da poesia ........................................................................... 127
Correção das atividades

9º ANO

1º Bimestre
· Morfologia e sintaxe ( revisão das funções dadas na série anterior )
· Período Composto por Coordenação ( Orações Coordenadas )
· Período Composto por subordinação ( Orações subordinadas substantivas )
· Ortografia
· Acentuação ( regras especiais )
· Elementos da narrativa
· Discurso direto e discurso indireto
· Emprego do hífen ( alguns casos )

2º Bimestre
· Pronome relativo
· Período Composto por subordinação ( Orações subordinadas adjetivas )
· Figuras de linguagem
· Ortografia
· Acentuação gráfica
· Descrição ( física e psicológica )
· Emprego do hífen ( alguns casos )
· Emprego do hífen ( alguns casos )
3º Bimestre

· Período Composto por subordinação ( Orações subordinadas adverbiais )
· Estrutura de palavras
· Processo de formação de palavras
· Acentuação gráfica
· Emprego do hífen ( alguns casos )
· Dissertação


4º Bimestre

· Crase
· Regência verbal
· Regência nominal
· Concordância nominal e verbal
· Resumos
· Resenha


Cronograma

Ø Apoio da Secretaria de Educação para a viabilidade do projeto.
Ø Esse projeto deverá ter a duração de um ano ( ano letivo ).
Ø Circulares durante o ano letivo com informações sobre as reuniões e encontros.
Ø Os trabalhos do Gestar deverão ser expostos nas respectivas escolas.
Ø Ao final do ano letivo haverá a culminância do Gestar ( com colocação dos docentes, trabalhos realizados pelos alunos ), a data será combinada posteriormente.






Equipe de Trabalho

Ø Todos os professores de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Educação deverão estar inseridos nesse projeto.





Avaliação

Ø Relatórios sobre as atividades e comentários durante as reuniões (reflexão e viabilização de retomadas, um novo planejamento se for necessário).
Ø Inserir questões das atividades do Gestar II nas avaliações bimestrais (já existentes na Rede Municipal).





Corpo Docente Responsável pelo Projeto

Andréa de Araújo
Lindinalva Maria Ferreira Coelho
Marta Celia Muniz
Nilzelene Pinheiro Oliveira
Verônica Amorim de Souza Mata








Nenhum comentário:

Postar um comentário